Geral

Eletrocar cogita deixar de atender Selbach e Colorado

Empresa já tem em mãos levantamento dos ativos nos dois municípios. Medida atenderia expectativa dos selbachenses que estão descontentes com o fornecimento de energia elétrica

A reclamação quanto ao fornecimento de energia elétrica pelas Centrais Elétricas de Carazinho – Eletrocar em Selbach não é recente. O prefeito, Sergio Ademir Kuhn, garante que há muitos anos os moradores daquele município estão insatisfeitos com a prestação do serviço e cobram providências da concessionária de energia.

Por outro lado, também segundo o prefeito, a negociação deve caminhar para o encerramento das atividades da Eletrocar na cidade, uma vez que o município tem interesse na prestação de outra fornecedora, possivelmente a mesma que já disponibiliza energia para o meio rural e para o distrito industrial de Selbach.

Nesta semana, durante entrevista para a Rádio Diário AM 780Khz, Sergio Ademir Kuhn declarou que possui manifestações escritas de entidades de classe e empresários selbachenses, além de um abaixo-assinado de mais de 1800 assinaturas demonstrando descontentamento com os serviços prestados pela Eletrocar.

“Chegou um momento em que precisamos avançar neste assunto. Trabalhamos muito nos bastidores sempre com a ciência do prefeito Milton Schmitz – o Município de Carazinho é o principal acionista da concessionária – e do presidente da Eletrocar Claudio Quadros e nunca escondemos a insatisfação quanto ao atendimento. Fui vereador por quase 20 anos e esta situação já era cobrada desde aquela época. Queremos solucionar esta questão de uma vez por todas”, declarou o gestor.

Kuhn disse ainda que em novembro esteve reunido com Schmitz e Quadros para tratar do assunto.

“Cobramos a situação porque se aproxima um período eleitoral e quem sabe não poderemos avançar. É uma causa de toda comunidade e queremos que seja dado o andamento”, cobrou.

Eletrocar está inclinada a vender os ativos
O presidente da Eletrocar, Claudio Quadros, disse foi realizada uma avaliação dos ativos que a concessionária pois em Selbach e também em Colorado, já que a empresa estaria inclinada a não mais ofertar energia elétrica para estes dois municípios. A avaliação foi feita por uma empresa especializada e que foi contratada através de licitação, mas Quadros não revelou o resultado do procedimento.

“O próximo passo é vermos se a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) concorda com esta venda. Estamos seguindo o que está previsto em lei, sempre com o acompanhamento com acionista majoritário”, confirmou.

Quadros destacou também que havendo aval da agência reguladora, possivelmente o assunto deverá passar por análise no Legislativo. Por outro lado, ainda não se tem previsão de quando um projeto de lei sobre o tema possa ser elaborado e enviado para a Câmara.

“Ainda não se tem data para este projeto, nossa determinação é seguir as liberações dentro do setor elétrico primeiro. Uma vez confirmado e mantido o interesse em vender, o projeto será feito”, observou.

O presidente admitiu que além do interesse na venda dos ativos de Selbach, há também interesse de se desvincular de Colorado.

“Pelo enfoque que temos, sempre junto com o acionista, é que estas são duas áreas um pouco deslocadas do todo e o foco seria focar no atendimento na área mais fechada, dentro de uma nova área de concessão. Estes recursos serviriam para novos investimentos”, detalhou.

Fonte: Diário da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Rádio Princesa FM Selbach - @Informa Tudo - Todos os direitos reservados.